Saúde mental
Na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Atibaia há diferentes serviços de atenção aos usuários e a familiares em situação de risco psicossocial ou sofrimento mental.
Para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação das condições de saúde mental, os locais de atendimento abaixo trabalham juntos, como peças de um quebra-cabeça, para fornecer um sistema completo de atendimento de saúde mental no SUS. Cada um desempenha um papel importante na jornada de recuperação e bem-estar das pessoas que buscam ajuda para suas questões de saúde mental.
Unidades de Saúde
As Unidades de Saúde que possuem eMulti atuam em casos leves. Os profissionais das Unidades de Saúde trabalham em parceria com a equipe multidisciplinar (eMulti), como uma orquestra. Cada membro é como um músico talentoso, trazendo seu próprio instrumento e habilidades, trabalhando em conjunto, podem acolher nossos sentimentos e nos auxiliar a atravessar fases difíceis.
-
Exemplo. Na Unidade de Saúde, um médico da família percebe sintomas de ansiedade em um paciente e aciona a eMulti. O psicólogo faz uma avaliação para determinar a gravidade do transtorno de ansiedade, o terapêuta ocupacional identifica os desafios nas atividades diárias do paciente e, o assistente social, as necessidades de apoio. A eMulti então desenvolve um plano de tratamento e discute, se necessário, a possibilidade de medicação com o médico de família.
É como jogadores de futebol muito bons por si sós, mas que apoiam uns aos outros para marcar mais gols e o time ganhar o jogo.
Os Centros de Atenção Psicossocial
Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pessoas com intenso sofrimento e prejuízos podem conviver, desenvolver habilidades, vivenciar momentos de lazer e trocas sociais, realizar o autocuidado, elaborar projetos de vida, ter participação plena em atividades comunitárias (educacionais, esportivas, artísticas, laborais, familiares), construir e fortalecer redes de suporte social. São serviços de portas abertas.
CAPS II
Voltado para o público adulto, onde os pacientes participam de grupos terapêuticos, sessões de arte-terapia e recebem orientação para manejar suas emoções e relações.
-
Exemplo. Um paciente com esquizofrenia pode ser acompanhado por equipe multiprofissional, ser medicado, frequentar grupos e oficinas terapêuticas, receber suporte social e para habilidades de vida diária.
É como um jardim comunitário onde as pessoas cultivam juntas suas habilidades de enfrentamento.
CAPS AD
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) é onde se oferece tratamento especializado, incluindo dois leitos para desintoxicação, acompanhamento pela equipe multiprofissional, atendimentos individuais e em grupo, terapia ocupacional e suporte na reintegração social a pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
-
Exemplo. Um adulto dependente de álcool pode procurar o CAPS AD, onde fará acompanhamento para superar sua dependência ou para reduzir danos, aprender estratégias para evitar recaídas, reorganizar sua vida, resgatar seu autocuidado e os laços sociais e de trabalho..
Guia as pessoas de volta à segurança da sobriedade, como um farol orienta os navios para águas calmas.
CAPSi
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) oferece terapia individual e em grupo, oficinas de arte terapêutica e para expressão dos sentimentos, atividades recreativas para crianças e adolescentes, e orientação para os pais.
-
Exemplo. Imagine um adolescente que enfrenta problemas de ansiedade. No CAPSi, ele pode participar de sessões de terapia em grupo, onde aprende técnicas para lidar com a ansiedade, enquanto também se envolve em atividades criativas, como pintura e música, como uma forma de expressão emocional.
É como um viveiro de borboletas, onde as crianças e adolescentes passam por uma transformação, saindo do casulo das dificuldades emocionais para se tornarem belas borboletas de saúde mental.
APAE
A Secretaria de Saúde de Atibaia possui convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que oferece serviços como avaliações psicopedagógicas, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, suporte psicossocial e orientação educacional.
-
Exemplo. Uma criança com paralisia cerebral é como uma semente cheia de potencial. Na APAE, essa semente é cuidadosamente plantada e regada com terapia física para melhorar a mobilidade, terapia ocupacional para desenvolver habilidades diárias e apoio psicossocial para a família. Com o tempo, essa semente cresce e floresce, transformando-se em uma árvore forte e única.
É um jardim onde flores de todas as cores e tamanhos crescem lado a lado, cada uma única e bela à sua maneira.